BM&FBOVESPA inaugura CT de Atletismo em São Caetano
As pistas do ginásio indoor do CT
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
Edemir Pinto: ouro na modalidade compromisso com o Brasil
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
José Auricchio, prefeito de São Caetano, e Edemir Pinto (D), presidente da Bolsa
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
Atletas da BM&FBOVESPA tomam posse da casa do atletismo
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
O salto de Fabiana Murer marca inauguração de CT
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
Vanderlei Cordeiro de Lima: sou muito grato pelo que o atletismo fez por mim
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
Marílson: CT de primeiro mundo
(Agência Luz/BM&FBOVESPA)
Salto de Fabiana Murer marcou a inauguração do ginásio indoor - sede custou R$ 20 milhões e tem completa estrutura de atendimento ao atleta
04.05.2012
|
54 visualizações
São Caetano do Sul - O Centro de treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA foi inaugurado nesta sexta-feira (4/5), um dia histórico para o atletismo brasileiro, como definiu Edemir Pinto, presidente da BM&FBOVESPA. Fabiana Murer, a primeira campeã mundial do atletismo nacional, inaugurou o ginásio indoor, abrindo oficialmente as instalações para os atletas "tomarem posse" da nova casa.
"O novo CT tem a primeira pista de atletismo coberta do Brasil, uma das melhores infraestruturas do mundo para o atletismo", disse Edemir Pinto. O presidente da BM&FBOVESPA agradeceu aos atletas pelas alegrias e vitórias que proporcionaram aos brasileiros, como as cinco medalhas em Mundiais Juvenis e de Menores e as dez medalhas em Mundiais de Atletismo, destacando Fabiana Murer, primeira brasileira a ganhar medalha de ouro em Mundial, em Doha/2010 (indoor) e Daegu/2011 (outdoor). Ainda citou Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008) e tricampeão da São Silvestre (2003, 2005 e 2010).
"Nossa principal medalha de ouro é na modalidade compromisso com o Brasil. Para a BM&FBOVESPA é um orgulho e uma honra ter tido a oportunidade de investir no esporte, parte indispensável do nosso compromisso institucional com o Brasil", disse Edemir Pinto. "A inauguração do CT demonstra, mais uma vez, a nossa crença no Brasil e na sua gente."
O CT ocupa uma área de 31 mil m², em terreno cedido em comodato pela Prefeitura de São Caetano do Sul. "Hoje é um dia especial para o esporte brasileiro, que passa a ter um centro de treinamento e preparação de atletas de nível internacional", destacou o prefeito de São Caetano, José Auricchio. "Se não fosse a parceria, jamais teríamos a capacidade de fazer um investimento desses, que revitalizou o bairro São José, onde o CT está localizado. Ele representa o futuro do esporte, o futuro de São Caetano."
Sérgio Luís Coutinho Nogueira, diretor-técnico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, lembrou o início do apoio da Bolsa ao atletismo, "o esporte que mais permite inclusão social", ainda nos anos 90. "É um apoio que já dura 22 anos e a entrega do CT é um sonho sonhado que se tornou realidade", disse Coutinho Nogueira.
Para Fabiana Murer, foi "um dia histórico para nós, atletas". "Viajo muito pelo mundo para competir e esse CT é uma coisa inédita no Brasil. A integração das pistas indoor e ao ar livre com toda a estrutura de musculação, fisioterapia... tudo está muito bem-feito, é uma coisa de Primeiro Mundo", disse a campeã mundial do salto com vara. "É um lugar muito gostoso de estar, não só de treinar. É um local bonito, em que nos sentimos bem. Estou feliz por fazer parte dessa família. Com esse CT, com certeza, vão sair mais medalhas."
O fundista Marílson Gomes dos Santos, também representante dos atletas na cerimônia de inauguração, concordou com Fabiana. "Também viajo muito, frequentei outros CTs e o nosso não deve nada a nenhum, de nenhum lugar do mundo."
Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA e medalhista de bronze na maratona na Olimpíada de Atenas/2004, falou da importância do CT também para as jovens promessas. "Nem todos os clubes têm essa infraestrutura. Espero que os atletas da inicialização possam se espelhar nas nossas conquistas."
O Clube tem 80 atletas. O CT, que recebeu investimento de R$ 20 milhões, integra pista indoor e outdoor a uma dinâmica estrutura de atendimento ao atleta (musculação, fisioterapia, nutrição, psicologia, imprensa, vídeo, vestiários, sanitários, administração e depósitos). O ginásio indoor tem pistas para corrida, saltos em altura, distância, triplo e com vara e arremesso do peso.
O ginásio indoor foi construído com atenção especial à sustentabilidade. A arquitetura - com 4.535 metros quadrados - adota soluções que visam ao melhor desempenho ambiental, tais como aterro sob o piso com material de demolição do ginásio anterior, eficiência energética e reuso de água de chuva. O conjunto, instalado em área de 31 mil metros quadrados, reforçará ainda a vocação verde do entorno, por meio de espaços ajardinados e arborizados.
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completa dez anos em 2012, com o lançamento de um Centro de Treinamento de nível internacional e de sua Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com o Pão de Açúcar, a Prefeitura de São Caetano e Nike.
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no twitter: @contrape1 e no www.facebook.com/contrapedejornalismo
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br, jane@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Heleni) e 7802 7396 e id 640*2034 (Jane).
O fundista do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA disse que brigou pela medalha até o fim e, de novo, é o único não africano entre os primeiros colocados em Londres
O fundista do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA fez sua preparação final em Paipa, sabe que os africanos são os favoritos, mas está pronto para correr uma boa prova