Clube de Atletismo BM&FBOVESPA tem 12 atletas na Olimpíada

Dentre eles estão algumas das principais estrelas da delegação como Fabiana Murer e Marílson Gomes dos Santos e talentos como Duda, Ronald e Luiz Alberto

03.07.2012  |  23 visualizações
São Paulo - O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA terá um terço dos atletas da modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto. Dos 36 atletas convocados, nesta terça-feira (3/7), pela Confederação Brasileira de Atletismo, 12 são do Clube BM&FBOVESPA e, entre eles, algumas das principais estrelas do esportes, como Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara e líder do ranking em 2012 (4,77 m), Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York, e Mauro Vinícius Hilário da Silva, o Duda, campeão mundial indoor.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA já começou o ano com vários atletas classificados para os Jogos de Londres pelas regras da CBAt, por estarem entre os primeiros do ranking mundial ou terem sido finalistas no Mundial de Daegu, casos de Fabiana Murer (2ª do ranking e campeã mundial), Fábio Gomes da Silva (7º no ranking), ambos do salto com vara, Ana Cláudia Lemos Silva, nos 200 m (8ª), Marílson Gomes dos Santos, na maratona (21º), e Mauro Vinícius Hilário da Silva, no salto em distância (10º).

Duda ainda ganhou status quando saltou 8,28 m na qualificação do Mundial Indoor de Istambul e depois ganhou a medalha de ouro (8,23 m), o que o colocou na lista dos brasileiros que podem ir pódio em Londres no atletismo. "Dei uma quebrada nos treinos para disputar o Troféu Brasil, mas agora é foco total em Londres. Diminuí um pouco a intensidade do salto para não correr riscos no Troféu Brasil, mas vou chegar na Olimpíada com 100% da forma."

"Estou tranquilo para a Olimpíada. Já fui uma vez, sei como é. Sou o meu principal adversário. Não fui ensinado a superar um ou outro rival porque isso só geraria mais pressão e preocupação na minha cabeça. Entendo que tenho de pensar em vencer os meus limites, minhas marcas. O salto na final seria acima de 8,40m. Acredito que já seria um resultado para subir no pódio em Londres", analisa Duda.

Com o decorrer da temporada, o time da BM&FBOVESPA na seleção brasileira de atletismo foi crescendo: Ronald Julião, no lançamento do disco, obteve índice, primeiro em uma competição nos Estados Unidos e com a marca mais fraca (63,01 m). Depois, ainda melhorou sua marca, fazendo 65,41 m, acima do índice mais forte estabelecido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), no Grand Prix Brasil de Atletismo, no Rio - recorde brasileiro. Ronald colocou o lançamento do disco do Brasil na Olimpíada 88 anos depois da primeira e única participação do País na prova, nos Jogos de Paris, em 1924.

A triplista Keila Costa, que retornou ao Clube de Atletismo BM&FBOVESPA nesta temporada, garantiu, em maio, presença no salto triplo na Olimpíada de Londres. Em Doha (CAT), na etapa de abertura da Diamond League, circuito nobre de competições da IAAF, a brasileira saltou 14,31 m, superando o índice A estabelecido pela entidade para a prova, de 14,30 m. Keila ficou com a medalha de prata em Doha, atrás de Olga Rypakova, do Casaquistão, com 14,33 m.

Vários atletas brasileiros foram ao Troféu Brasil de Atletismo, encerrado domingo (1/7), no Ibirapuera, em São Paulo, com o objetivo e a esperança de aproveitar bem a última oportunidade de obtenção do índice. A principal performance foi obtida por Luiz Alberto Cardoso de Araújo, numa das provas mais difíceis e complexas do atletismo, o decatlo. Luiz Alberto não só conseguiu o índice como bateu o recorde sul-americano do decatlo, marca que já durava 24 anos, com 8.276 pontos.

O Clube ainda confirmou presença nos revezamentos do Brasil. No 4x100 m feminino terá Ana Cláudia Lemos Silva e no masculino Nilson André. No 4x400 m feminino o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA terá três atletas: Jailma Sales de Lima, Joelma nas Neves Souza e Geisa Coutinho. Geisa deverá ser inscrita também nos 400 m rasos, assim como Jailma poderá disputar os 400 m com barreiras.

A lista dos atletas do Clube em Londres
Nilson de Oliveira André - 4x100 m
Mauro Vinicius Hilário Lourenço da Silva - salto em distância
Fabio Gomes da Silva - salto com vara
Ronald Odair de Oliveira Julião - lançamento do disco
Luiz Alberto Cardoso de Araujo - decatlo
Marílson Gomes dos Santos - maratona
Ana Claudia Lemos da Silva - 200 m e 4x100 m
Geisa Aparecida Muniz Coutinho - 4x400 m
Joelma das Neves Souza - 4x400 m
Jailma Sales de Lima - 4x400 m
Fabiana de Almeida Murer - salto com vara
Keila da Silva Costa - salto triplo

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completa dez anos em 2012, com o lançamento de um Centro de Treinamento de nível internacional e de sua Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com o Pão de Açúcar, a CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike.

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br


Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no twitter: @contrape1 e no www.facebook.com/contrapedejornalismo

CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br, jane@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Heleni) e 7802 7396 e id 640*2034 (Jane).
Leia também...
12.08.2012

O fundista do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA disse que brigou pela medalha até o fim e, de novo, é o único não africano entre os primeiros colocados em Londres

10.08.2012

O fundista do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA fez sua preparação final em Paipa, sabe que os africanos são os favoritos, mas está pronto para correr uma boa prova

15.07.2012

Saltador recebe os jornalistas nesta segunda-feira (16/7), no Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul

08.07.2012

Cidade conta com a força do Clube BM&FBOVESPA para obter o 14º título consecutivo na modalidade