Edson Bindilatti defende espírito de equipe por vaga no bobsled nos Jogos de Sochi

Piloto ressalta momento de reestruturação vivido pela CBDG e vê Brasil com chances de se classificar para a Olimpíada de Inverno, em 2014

31.07.2013  |  60 visualizações
São Paulo - O piloto brasileiro de bobsled, Edson Bindilatti, está confiante na classificação das equipes feminina e masculina para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014. Entende que, passada a última seletiva e semana de treinamentos oficiais com o técnico Cristiano Paes, de 18 a 23 de agosto, será necessário criar "um espírito de equipe com o grupo que vai brigar pela vaga". Cristiano fará a última seletiva, para as mulheres, no dia 18 de agosto, e definirá a equipe masculina, com cinco ou seis atletas, no dia 24. A última sessão de treinos no Brasil será na Praia Grande, litoral de São Paulo.

A concretização dos projetos da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), que tem verba aprovada para compra de três trenós - o auxílio tem vindo do Comitê Olímpico Brasileiro, uma vez que a entidade ainda não tem patrocínio -, e os resultados obtidos nas últimas competições dão estímulo para seguir buscando a vaga olímpica. Os convocados por Cristiano na clínica da Praia Grande seguirão para Calgary, no Canadá, para intensificar os treinamentos visando à sequência de competições. O grupo deve viajar entre os dias 15 e 20 de outubro e ficar duas semanas treinando no Canadá antes da primeira competição.

O Brasil disputará oito etapas da Copa América, duas em Calgary, quatro em Lake Placid e duas em Utah, nos Estados Unidos. "Teoricamente, poderemos errar em três competições, mas a ideia não é essa, vamos fazer um treinamento e estar o mais sincronizados possível em todas as provas", afirma Bindilatti.

"Tivemos bom desempenho nas provas de Lake Placid (EUA), em março, onde conseguimos credenciamento para continuar na disputa da vaga em 2014. Também tivemos uma clínica com o Cristiano e foi um sucesso tremendo", comentou Bindilatti. "Agora é continuar com esse trabalho."

Ano-novo de bobsled e espírito de equipe

Além de investir em trenós e estrutura para treinamento, a formação de um grupo preparado e que possa ser competitivo é também o objetivo do projeto do bobsled. A piloto Fabiana dos Santos está treinando em Calgary, no Canadá. E Bindilatti, piloto do masculino, treina duro no Brasil. "Estou entrando em forma", observa. Além de preparar os pilotos, Bindilatti acha que será necessário criar um espírito de equipe e preparar bem os atletas que vão trabalhar na função de pusher (quem empurra o carrinho) e breakman (o último homem).

Pensando no bom ambiente e em contar com o melhor de cada atleta, a CBDG vai alugar uma casa na Praia Grande para hospedar os integrantes das equipes. "Vamos deixar todo mundo junto. Depois, ficaremos de três a quatro meses viajando. Então, quanto mais unida a equipe estiver, melhor. Vamos nos conhecer, saber os defeitos e qualidades de todos, para estar todo mundo 100% nas competições", afirma Bindilatti.

A estadia em Calgary, em outubro, e as competições, na sequência, animam o piloto, que confia nesse projeto para extrair o melhor de cada atleta. "A ideia é ficarmos treinando todos juntos para não perder o foco. Isso vai ser legal, pois a maioria vai passar um ano-novo diferente, longe da família, na neve, trabalhando. O objetivo é não perder o foco e carimbar a qualificação para a Olimpíada. Para isso, vamos depender da cumplicidade dos atletas e do sincronismo da equipe toda."

A aquisição de equipamentos mais competitivos poderá colocar o Brasil num degrau acima. "Não estamos com patrocínio fechado, mas temos projetos em andamento visando a um novo acordo. Os atletas estão motivados, abraçaram a causa e sabem que temos boa chance de nos qualificarmos para os Jogos. Acho que isso está ajudando bastante", ressalta Bindilatti.

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) é a entidade dirigente dos esportes no gelo - bobsled, skeleton, luge, patinação artística e de velocidade, curling e hóquei.

Siga a CBDG no http://www.facebook.com/desportosnogelo

Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no twitter: @contrape1 e no www.facebook.com/contrapedejornalismo


CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), Jane Dias (MTB 11.730) e Nanni Henrique (MTB 73.890); e-mails: heleni@contrape.com.br, jane@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Heleni) e 7802 7396 e id 640*2034 (Jane).