Renzo Agresta vence seis combates da poule a avança para a fase final em Chicago
Treino em São Paulo, antes de embarcar para o circuito
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo e o técnico Alkhas Lakerbai
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo vence seis jogos da poule em Chicago
(Osvaldo F./Contrapé)
O esgrimista estreou bem na Copa Korfanty, competição do circuito da Copa do Mundo, em busca de pontos no ranking do sabre
02.05.2014
|
17 visualizações
São Paulo - Renzo Agresta começou bem a disputa da Copa Korfanty, em Chicago, nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (2/5), o especialista no sabre venceu todos os combates da fase de poules, contra Arthur Zatko, da França, Teddy Weller, das Ilhas Virgens, Chak Man Chow, de Hong Kong, Bartosz Pukal, dos Estados Unidos, Luca Curatoli, da Itália, e Kenta Tokunan, do Japão. Neste sábado (3/5), a partir das 12h15 (horário de Brasília), Renzo disputará o quadro de 64, em busca de pontos no ranking mundial.
Renzo iniciou a temporada na 26ª colocação e participa do circuito internacional para conquistar pontos e continuar subindo no ranking do sabre. Atualmente, ocupa a 17ª posição, muito próximo do seu objetivo, que é entrar no grupo dos 16 melhores, condição que garante a qualquer atleta ser cabeça-de-chave no quadro de 64, o que evitaria ter de enfrentar a fase das eliminatórias no Mundial de Esgrima de Kazã (RUS), em julho. "No último Mundial, o Renzo foi prejudicado por um erro de arbitragem nas eliminatórias. Estando no quadro de 64, menores serão as possibilidades dele ter esse tipo de problema novamente. Por isso também, e claro para não termos o desgaste das eliminatórias, queremos pensar em ir diretamente para a fase final", explica o técnico russo Alkhas Lakerbai.
No início da temporada, Renzo disputou a etapa de Madri da Copa do Mundo e o Torneio Luxardo, em Pádua, subindo da 26ª para 21ª colocação no ranking. No Sabre de Moscou, após mais uma boa performance, alcançou sua atual classificação. Na Grécia, seu último desafio antes de Chicago, Renzo terminou a competição no top ten, garantindo oito pontos. "O objetivo é não ter de jogar as poules, já que os 16 primeiros entram direto na fase eliminatória", reforçou.
Renzo, que este ano conquistou o bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago (CHI), retornará para a sua base de treinamento em Roma (ITA), no Centro Esportivo Julio Onesti, após o torneio americano. Na sequência, disputará mais dois Grand Prix, em Varsória, na Polônia, e em Plovdiv, na Bulgária, antes de voltar às Américas, para o Pan-Americano de San Juan, em Porto Rico.
Calendário
Grand Prix Sabre de Wolodyjowski, Varsóvia (POL), 17 e 18/5
Grand Prix Glaive DAsparoukh, Plovdiv (BUL), 24 e 25/5
Campeonato Pan-Americano de San Juan, Porto Rico, 20 a 25/6
Mundial de Esgrima de Kazã (RUS), 15 a 18/7
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no www.facebook.com/contrapedejornalismo e no twitter: @contrape1
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br, jane@contrape.com.br e contrape@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7852 4291/ id 53073*3 (Heleni), 7802 7396 e id 640*2034 (Jane) e (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Nanni).
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)