Renzo Agresta sobe dez posições e comemora o 16º lugar no ranking mundial do sabre
Renzo Agresta: 'Feliz por repetir minha melhor posição no ranking'
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo Agresta: top 16 no ranking do mundo
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo não enfrenta os combates das poules em Varsóvia
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo Agresta e o técnico Alkhas Lakerbai, de preto
(Osvaldo F./Contrapé)
O esgrimista, após ótimas performances no circuito internacional, retornou a melhor classificação de sua carreira: "Fico feliz por ter alcançado o objetivo que fixei"
06.05.2014
|
21 visualizações
São Paulo - Renzo Agresta comemorou sua nova posição no ranking mundial do sabre da Federação Internacional de Esgrima, divulgado no início desta semana (5/5): 16º lugar. Ao começar a temporada de 2014, o paulista Renzo estava em 26º e fixou como meta, em conjunto com o técnico Alkhas Lakerbai, chegar aos top 16, posição que atingiu depois da boa performance na Copa Korfanty, em Chicago, nos Estados Unidos, no último fim de semana (foi 15º e perdeu por um toque para o campeão do torneio, o italiano Luigi Semele) e também nas várias etapas da Copa do Mundo que vem disputando desde o início do ano. Renzo, voltou a Roma (ITA), nesta terça-feira (6/5), onde dará sequência aos treinamentos.
Renzo repetiu a melhor classificação da carreira em termos de ranking e também comemorou o fato de ter provado que está credenciado para integrar o Bolsa Pódio do Ministério dos Esportes - conta com esse auxílio em sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
A vantagem de estar entre os 16 esgrimistas do sabre no ranking é não precisar disputar a fase de poules das competições, entrando diretamente no quadro de 64 atletas. Renzo conquistou essa condição para seu próximo desafio, o Grand Prix Sabre de Wolodyjowski, em Varsóvia (POL), dias 17 e 18. Cada uma das competições do circuito internacional reúne cerca de 200 atletas, o que torna desgastante passar pelas poules - em Chicago, por exemplo, Renzo teve de vencer seis jogos antes de chegar ao quadro de 64.
"Consegui igualar a minha melhor marca na carreira e fico feliz por ter alcançado o objetivo, em termos de ganhar posições no ranking, que me propus com o Alkhas (o técnico Alkhas Lakerbai, da seleção brasileira)", obervou. "Agora, eu tenho mais duas competições pela frente. Na primeira, não vou precisar jogar a poule", acrescentou, referindo-se ao GP de Varsóvia. "Na segunda, vou depender do resultado da primeira e esperar o novo ranking", comentou, referindo-se ao Grand Prix Glaive DAsparoukh, em Plovdiv (BUL), dias 24 e 25.
As duas competições serão as últimas da Copa do Mundo antes do Campeonato Pan-Americano de San Juan, Porto Rico, em junho, em que terá de defender o título de campeão, e o Mundial de Esgrima de Kazã (RUS), em julho.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no www.facebook.com/contrapedejornalismo e no twitter: @contrape1
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br, jane@contrape.com.br e contrape@contrape.com.br - Tel: (11) 3871 3708, (11) 7852 4291/ id 53073*3 (Heleni), 7802 7396 e id 640*2034 (Jane) e (11) 7802 7547 / id 640*20339 (Nanni).
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)