Renzo Agresta treina com seleção da Coreia, campeã olímpica no sabre
Renzo Agresta testa preparação contra escola asiática
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo, em Seul, para treinos e competição
(Osvaldo F./Contrapé)
O técnico Alkhas Lakerbai em semana com Renzo: avaliação para o Pan
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo Agresta quer ter boa condição para o Pan do Chile
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo: Roma e Coreia, treinos para o Pan de Esgrima
(Osvaldo F./Contrapé)
O esgrimista deu uma pausa no trabalho na Itália para enfrentar também a velocidade da escola asiática em sua preparação na briga por pontos para o ranking olímpico
23.03.2015
|
14 visualizações
São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta deixou Roma, na Itália, para trabalhar por alguns dias com integrantes da seleção da Coreia do Sul, equipe campeã olímpica no sabre em Londres/2012. Além dos treinamentos com esgrimistas da tradicional seleção italiana há dois meses, o brasileiro também quer testar seu jogo contra a escola asiática, de muita velocidade. O Pan-Americano de Esgrima de Santiago, no Chile, de 17 a 26 de abril, é prioridade na agenda de Renzo - na competição, estarão em disputa pontos importantes no ranking que define as vagas olímpicas para os Jogos Rio 2016. Na Coreia, Renzo também jogará no Grand Prix de Seul, sábado e domingo (28 e 29/3/2015).
"Essa fase de treinamento em Roma tem sido bem puxada. Nas últimas duas semanas tive uma carga grande. Estamos trabalhando para aumentar a resistência específica, melhorar a qualidade do treinamento técnico e na correção de detalhes. Estou um pouco cansado, mas faz parte da programação para chegar a uma condição boa no Pan", afirmou Renzo, que conhece o pessoal do Club Scherma Roma, principal clube de esgrima da Itália, "de longa data", conforme frisou, e se sente em casa quando treina no local (foi nomeado sócio-honorário recentemente). Em Roma, para onde seguiu no dia 24 de janeiro, treina com o técnico Alessandro Di Agostino e o preparador físico Andrea Lo Coco.
Mas treinar com a seleção coreana campeã olímpica, que é muito forte, é importante também. "Mudar um pouco os adversários, seja de treino ou de competição, enfrentar outros estilos de jogos, faz parte da preparação. A escola asiática é baseada na velocidade e para jogar bem contra eles é preciso ter estratégia. É fundamental jogar também contra esse estilo", comentou Renzo, que também está com o técnico Alkhas Lakerbai, da seleção brasileira, em Seul.
"Vai ser uma boa semana para que ele veja os treinos, para a gente sincronizar o que estou fazendo em Roma com o que ele acha que eu posso melhorar, para criarmos uma base técnica para colocar em prática no Pan", explicou Renzo. "É muito importante, para a pontuação no ranking, o Renzo ir bem no Pan", enfatizou o técnico Alkhas Lakerbai. "Se o Renzo vence o Pan, que vale muitos pontos, fica com a vida facilitada para o restante da temporada", acrescentou.
Na volta para Roma Renzo vai encontrar a namorada Celina - a companhia certamente ajudará a amenizar a distância do Brasil e o trabalho de preparação.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507) e Jane Dias (MTB 11.730); e-mails: heleni@contrape.com.br e contrape@contrape.com.br - Heleni: (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92; Nanni: (11) 7802 7547 / id 640*20339 e nanni@contrape.com.br.
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)