Renzo Agresta segue na corrida por pontos no ranking mundial do sabre
Renzo Agresta agora joga o Villa de Madrid
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo Agresta segue treinos e competições na Europa
(Osvaldo F./Contrapé)
Equipe brasileira classificada para o Pan de Toronto no sabre
(Arquivo Pessoal)
Renzo Agresta e o técnico Alkhas Lakerbai
(Arquivo Pessoal)
Pódio em Santiago: Renzo conquistou o bronze no Pan de Esgrima
(Arquivo Pessoal)
O Villa de Madrid, na Espanha, é o próximo desafio do esgrimista que trabalha duro pela classificação nos Jogos Olímpicos Rio 2016
29.04.2015
|
95 visualizações
São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta volta a disputar pontos no ranking mundial no XXXIV Villa de Madrid, etapa da Copa do Mundo, sexta-feira e sábado (1 e 2/5/2015), na capital espanhola. Para a classificação olímpica da esgrima, vale a pontuação no ranking, de abril de 2015 a abril de 2016. Renzo somou seus primeiros pontos com a medalha de bronze conquistada no Pan-Americano de Santiago, no Chile, no dia 20 de abril. Também comemorou a classificação da equipe brasileira de sabre para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.
Após a disputa do Pan, Renzo Agresta retomou os treinamentos em Roma, na Itália, no início da semana, apesar de um vulcão no Chile ter feito a viagem até a Europa durar quase dois dias. Renzo segue para Madri nesta quinta-feira (30/5/2015). A sexta-feira (1/5) será de qualificação, com 200 esgrimistas - todos os que estiverem no quadro de 64 fazem os jogos finais no sábado (2/5), reservado para as disputas individuais. No domingo (3/5) serão as disputas por equipes.
"O meu objetivo é tentar pontuar mais uma vez para o ranking olímpico. Acho que no Pan-Americano eu consegui uma boa pontuação", disse Renzo, que ocupa o 23º posto no ranking mundial do sabre, com 69 pontos (no ranking olímpico está em 18º, uma vez que se classificam apenas dois esgrimistas por país para a Olimpíada). "O Brasil tem vaga garantida, como país-sede. Se formos considerar os últimos Jogos, serão oito vagas. Mas vou tentar pelo ranking", frisa Renzo, que já participou dos Jogos Olímpicos de Londres/2012, Pequim/2008 e Atenas/2004.
Depois da Espanha, Renzo vem para São Paulo, por alguns dias, para compromissos familiares, mas retorna em seguida para Roma. O brasileiro treina no Clube Scherma, também local de preparação da seleção italiana de esgrima. Na Europa, estão as principais competições do calendário. O paulista também tem a orientação de Alkhas Lakerbai, no Brasil. Este ano, Renzo ainda disputará competições bem importantes como os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial de Moscou (RUS), ambos em julho.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92; Nanni Henrique, e-mail: nanni@contrape.com.br e (11) 7802 7547 / id 640*20339
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)