Renzo Agresta segue luta por pontos no ranking olímpico em Moscou

O esgrimista tem jogos no sabre em torneio de nível elevadíssimo, o último antes do Mundial, que também será na capital russa, e do Pan de Toronto

28.05.2015  |  23 visualizações
São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta disputa o Grand Prix Sabre de Moscou - com preliminares nesta sexta-feira (29/5/2015) e eliminatórias e final neste sábado (30/5) - como mais uma etapa em seu objetivo de somar pontos no ranking mundial pela vaga olímpica para os Jogos Rio 2016. Uma boa posição no ranking assegura a participação, independentemente de ocupar vagas que o Brasil terá como país sede. Depois do torneio, o calendário terá uma pausa para os esgrimistas do continente americano, "um mês só para ficar treinando", comenta Renzo. Os focos da temporada são o Mundial de Esgrima de Moscou (RUS), de 13 a 19 de julho (as disputas individuais do sabre serão nos dias 13 e 14), e os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), na sequência, de 20 a 25 (o sabre será no dia 20).

"Nesse período, teremos o Europeu e o Asiático, mas para nós será uma fase de preparação para o Campeonato Mundial. Vai ser bom isso. Eu volto para Roma e sigo o meu trabalho para buscar uma forma excelente para o Mundial, uma prova que não posso substituir na pontuação no ranking. No circuito internacional são diversas as provas, mas se você vai mal em uma pode substituir por outra, são cinco as que contam. O Mundial e o Pan-Americano contam de qualquer forma, não se pode substituir essas pontuações", informa Renzo, que vem trabalhando, desde o início do ano, no Clube Scherma de Roma, que também é a base da seleção olímpica de esgrima da Itália, com o técnico Alessandro Di Agostino. O paulista recebe ainda a orientação de seu treinador Alkhas Lakerbai, também da seleção brasileira.

Renzo não treinou bem nesta semana, atrapalhado por uma sinusite, mas não poderia deixar de competir em Moscou. "É um grand prix, torneio que vale muitos pontos. É um torneio muito forte, de nível elevadíssimo, o último com os mais importantes esgrimistas, antes do Mundial. É um GP que conta muito para a classificação olímpica. Vai estar todo mundo focado para conseguir os pontos."

Uma guerra nas preliminares

Renzo chega nesta quinta-feira (28/5) em Moscou, cerca de quatro horas de viagem de Roma. Disse que as preliminares de uma competição como essa, com a presença de 200 esgrimistas e apenas 16 qualificados diretamente para o segundo dia de disputas, "é uma guerra".

"Em Madri, para entrar no quadro de 64 tive de vencer um húngaro que é top 8, já foi finalista em Mundial. Tive de ganhar desse cara. Dependendo da chave que você pega o nível é muito alto. São jornadas longas, de dia inteiro, começa de manhã, tem a poule, separa, tem uma eliminatória, separa... um jogo após o outro, hoje em dia é uma guerra para entrar no quadro de 64. Tem muita gente boa e qualquer adversário é duro." O primeiro objetivo de Renzo é justamente avançar para o quadro de 64. A esgrima é muito competitiva e o torneio reúne cerca de 200 atletas muito bons do mundo inteiro.

Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Veja a tabela de competições do Mundial de Esgrima
Veja a tabela de competições da esgrima no Pan

CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92; Nanni Henrique, e-mail: nanni@contrape.com.br e (11) 7802 7547 / id 640*20339
Leia também...
08.08.2016

Esgrimista enfrenta o georgiano Sandro Bazadze no primeiro combate, às 12h45, na Arena Carioca 3

03.08.2016

Campeão pan-americano do sabre, esgrimista prioriza qualidade de treinos antes da estreia, no dia 10, com o auxílio de sparring italiano

23.06.2016

Esgrimista derrota atual bicampeão do torneio na semifinal para garantir o ouro na última competição antes da Olimpíada do Rio, em agosto

21.06.2016

Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)