São Paulo - Depois de mais de um mês concentrado apenas nos treinamentos, o esgrimista Renzo Agresta faz os últimos ajustes de sua preparação para o Mundial de Esgrima de Moscou, na Rússia, que será realizado entre os dias 13 e 19 de julho (2015). As disputas individuais do sabre abrem a competição, e terminam no dia 14. Renzo deixa Roma rumo a Moscou neste sábado (11/7/2015).
Veja a tabela de competições do Mundial de Esgrima
"O último mês foi muito bom, consegui dar um ritmo de treino bem forte, foi bem bacana", diz o esgrimista que fez, na capital russa, sua última competição antes do Mundial. No Grand Prix Sabre de Moscou, no fim de maio, Renzo conquistou um ótimo resultado: chegou ao quadro de 32, ficou muito perto de vencer o campeão mundial Nikolay Kovalev e terminou em 25º lugar, somando seis pontos para o ranking que definirá a classificação olímpica. O Mundial de Moscou vale pontos em dobro para o ranking e, por isso, tem grande importância.
Após o Grand Prix russo, Renzo voltou para a Itália, onde está baseado desde o início do ano - ele treina no Clube Scherma de Roma, também casa da seleção italiana, sob a orientação do técnico Alessandro Di Agostino. O esgrimista passou uma semana de treinamento intenso no centro de treinamento da cidade de Fórmia, com a seleção da Itália.
"Esse treino já foi visando o Mundial. Toda a programação foi feita pensando nos dias 13 e 14 (de julho), que são os dias alvos, para que eu esteja na melhor forma possível", explica Renzo. "O treinamento teve a duração de sete dias seguidos. Normalmente, treinamos cinco dias, de segunda a sexta, mas a ideia era dar uma carga um pouco maior de treinos. Foi importante porque demos ênfase na parte física e também na técnica".
A parte final da preparação de Renzo está sendo realizada em Roma. "Agora é um período de treinos técnicos, muito focado nos últimos detalhes para o Mundial". O esgrimista viaja para Moscou neste sábado (11/7/2015). Lá, encontrará Alkhas Lakerbai, seu técnico no Brasil e também da seleção.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.