São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta estreia nesta segunda-feira (13/7/2015) no Mundial de Moscou, na Rússia, a competição mais importante na briga pela classificação para a Olimpíada do Rio, em 2016. Afinal, os pontos conquistados no torneio valem o dobro no ranking mundial que definirá as vagas para os Jogos Olímpicos.
A disputa individual do sabre será realizada em duas etapas - começa neste dia 13 de julho (2015), segunda-feira, às 6h30 (horário de Brasília), para a definição dos 64 melhores, e termina neste dia 14, terça-feira, a partir do quadro de 64, às 5h40 (de Brasília). Renzo não participará da prova por equipes, assim como outros esgrimistas brasileiros, porque já na quarta-feira, dia 15, viaja para Toronto, onde participará dos Jogos Pan-Americanos.
Veja a tabela de competições do Mundial de Esgrima
Renzo passou o último mês em preparação para o Mundial, com treinos em Roma, onde mora desde o início do ano, e também na cidade italiana de Fórmia. Este será o 11º Mundial adulto da carreira do esgrimista - a estreia foi em 2001, em Nimes, na França. Nas edições de Paris/2010 e Budapeste/2013, conquistou seu melhor resultado, o 25º lugar.
Experiência não falta a Renzo, que sabe muito bem como lidar com os dois dias de competição - cada um deles tem a sua peculiaridade. "O primeiro dia é para se classificar entre os 64 primeiros. É um dia em que existe a pressão para tentar pontuar, porque só ganha pontos (para o ranking mundial) quem fica entre os 64", explica. "Já o segundo dia é realmente para buscar o melhor. É quando a competição de verdade acontece", conta. "Os dois dias são tensos. Um, para tentar fazer um resultado minimamente interessante. O outro, é para buscar o máximo possível".
Briga pela vaga olímpica - Para a classificação aos Jogos Olímpicos do Rio, a Federação Internacional de Esgrima (FIE) contabilizará os resultados obtidos entre abril de 2015 e abril de 2016. As vagas serão distribuídas de acordo com o ranking mundial.
Apesar de o Brasil, como país-sede, já ter vagas na Olimpíada, Renzo gostaria de conquistar sua classificação pelo ranking mundial, uma das três formas de garantir um lugar no Rio. Para isso, o esgrimista brasileiro terá de ficar entre os 14 melhores do mundo - há o limite máximo de dois atletas por país. Neste momento, Renzo é o 25º na listagem mundial. Com os descartes, fica com a 19ª posição, ou seja, muito próximo de seu objetivo.
Além da classificação pelo ranking mundial, também é possível buscar uma vaga no ranking continental (os dois melhores da América se classificam) e no torneio pré-olímpico, onde campeão e vice carimbam o passaporte para o Rio.
No Mundial, além de brigar pelo seu próprio resultado, Renzo também terá de ficar de olho no desempenho de seus adversários na corrida pela vaga para a Olimpíada de 2016. "Em um Mundial que vale classificação olímpica, a primeira coisa, sem dúvida, é ir bem em relação aos meus concorrentes diretos na briga pela vaga nos Jogos do Rio. Como em todas as outras competições, vou dar meu máximo. Tenho nível para ganhar dos principais atletas do mundo e vou lutar para que isso possa realmente acontecer."
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.