São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta passou bem pelo primeiro dia de disputas do Mundial de Esgrima de Moscou, na Rússia, nesta segunda-feira (13/7/2015) e está classificado para competir no quadro de 64 do sabre, a partir das 5h55 (de Brasília) desta terça-feira (14/7/2015). Ele enfrentará o ucraniano Andriy Yagodka.
Na primeira fase da competição, a poule, Renzo ganhou quatro de seis combates. Derrotou o grego Evaggelos Boukas, o ucraniano Dmytro Boyko, o cingapuriano Lin Fang Tseng e o checo Jan Hoschna, e perdeu para o francês Bolade Apithy e o bielorrusso Siarhei Shachanin. Em seguida, no primeiro jogo eliminatório, o brasileiro derrotou o ucraniano Oleksly Statsenko por 15 a 9 e garantiu a participação no segundo dia do Mundial.
"Foi importante (passar ao quadro de 64) porque peguei uma poule complicada e joguei bem na eliminatória. E na eliminatória ganhei do ucraniano Satsenko por 15 a 9. Estou confiante para amanhã. Estar na zona de pontuação é muito importante."
Veja os resultados do primeiro dia de disputas do Mundial de Esgrima
Estar no quadro de 64 significa estar na zona de pontuação, uma conquista relevante, já que o Mundial de Esgrima dá pontos em dobro para o ranking mundial, válido para a classificação aos Jogos Olímpicos do Rio. A Federação Internacional de Esgrima (FIE) contabilizará os resultados obtidos entre abril de 2015 e abril de 2016.
O Brasil, como país-sede, já tem vagas na Olimpíada, mas Renzo quer conquistar sua classificação pelo ranking mundial, uma das três formas de garantir um lugar no Rio. Para isso, o esgrimista brasileiro terá de ficar entre os 14 melhores do mundo - há o limite máximo de dois atletas por país. Neste momento, Renzo é o 25º na listagem mundial. Com os descartes, fica com a 19ª posição, ou seja, muito próximo de seu objetivo.
Além da classificação pelo ranking mundial, também é possível buscar uma vaga no ranking continental (os dois melhores da América se classificam) e no torneio pré-olímpico, onde campeão e vice carimbam o passaporte para o Rio.
Assim que encerrar os seus jogos no Mundial, Renzo Agresta segue para Toronto para a disputa do sabre nos Jogos Pan-Americanos. A esgrima será disputada em Toronto entre os dias 20 e 25 de julho.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.