São Paulo - O esgrimista Renzo Agresta conquistou a medalha de bronze na disputa individual do sabre nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, nesta segunda-feira (21/7/2015). A medalha, quarta na carreira do atleta, veio após uma vitória sobre o americano Daryl Homer, que na semana passada conquistou a medalha de prata no Mundial de Moscou.
Renzo voltou, portanto, ao pódio da competição individual, conforme havia ocorrido nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, quando foi bronze. Quatro anos atrás, em 2011, ele também foi terceiro colocado por equipes no sabre e no florete.
O esgrimista venceu quatro de seus cinco combates na poule. No quadro de 16, bateu o venezuelano Jesus Carvajal por 15 a 9. Na sequência, veio o resultado que o levou ao pódio, já que, na esgrima, não há disputa do terceiro lugar: 15 a 12 contra Homer. Credenciado à semifinal, o brasileiro fez um jogo muito duro contra o canadense Joseph Polossifakis, para quem havia perdido na poule. Apoiado pela torcida, venceu por 15 a 13, mas perdeu na final para o americano Eli Dershwitz, atual campeão mundial júnior, que ficou com o ouro.
Confira os resultados da esgrima nos Jogos Pan-Americanos
"Dei o meu máximo, queria o ouro, claro. Mas fico feliz com o bronze, é uma medalha. Agora, é esquecer um pouco essa competição, desviar o foco, para poder concentrar na disputa por equipes. O torneio teve muitos bons jogadores, que estão entre os melhores do mundo. Então, é continuar treinando, evoluindo, para chegar bem em 2016", avaliou Renzo.
Renzo volta a brigar por mais uma medalha na quinta-feira (23/7/2015), quando será disputada a competição por equipes do sabre, a partir das 13h35 (de Brasília).
Renzo sobe no ranking mundial e está na zona de classificação olímpica
Após alcançar o 16º lugar no Mundial de Moscou, na semana passada, Renzo conseguiu uma boa ascensão no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). A competição, que dá pontos dobrados, fez com que o brasileiro subisse da 25ª para a 18ª posição. Mais importante do que isso, ainda, é que Renzo está em 14º lugar, dentro da zona de classificação direta para a Olimpíada do Rio, em 2016. O ranking mundial entre abril de 2015 e abril de 2016 dará vaga aos 14 melhores esgrimistas, obedecendo ao limite de dois atletas por país. Os Jogos Pan-Americanos de Toronto são o último compromisso do atleta na temporada.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga Renzo Agresta no www.facebook.com/reagresta e no site http://www.renzoagresta.com.br/
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.