Antes do retorno para a Europa, Renzo Agresta disputa o Campeonato Brasileiro
Esgrimista busca classificação olímpica pelo ranking mundial
(Osvaldo F./Contrapé)
Renzo Agresta e o técnico Alkhas Lakerbai
(Osvaldo F./Contrapé)
Em outubro, esgrimista recomeça a competir no exterior
(Jonne Roriz/Exemplus/COB)
Renzo Agresta é o líder do ranking brasileiro do sabre
(Jonne Roriz/Exemplus/COB)
Esgrimista abre a temporada 2015/2016 com torneio nacional em Porto Alegre, em busca de seu nono título nacional no sabre; no fim de semana, Renzo viaja para a Itália e em outubro volta às competições internacionais
02.09.2015
|
49 visualizações
São Paulo - Após um curto período de férias e a retomada de treinamentos na cidade de São Paulo, Renzo Agresta faz sua estreia na temporada 2015/2016. Nesta quinta-feira (3/9/2015), em Porto Alegre (RS), o esgrimista disputará o Campeonato Brasileiro Adulto, na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União. Renzo, esgrimista do Pinheiros, tem oito títulos nacionais e está em busca do eneacampeonato brasileiro.
Líder do ranking brasileiro do sabre, Renzo quer continuar nessa condição. Além disso, atenderá a uma norma da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) que determina que todo atleta deve participar de ao menos um torneio no país.
"É uma posição importante de se manter. A convocação para alguns eventos é feita com base no ranking, e também é importante para os patrocinadores. Buscar o nono título brasileiro é o meu objetivo, ganhar é sempre um prazer. Mas também sei que essa fase do ano não é a que eu estou em minha melhor forma, já que estou retomando agora os treinamentos."
Renzo terminou a temporada 2014/2015 com resultados muito relevantes. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e no mesmo mês alcançou sua melhor campanha em Campeonatos Mundiais - no torneio disputado em Moscou, foi o 16º colocado. O bom resultado na Rússia garantiu a Renzo muitos pontos no ranking mundial, que determinará os classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016.
Atualmente, Renzo ocupa a 18ª posição do ranking mundial. Com os descartes, é o 14º do mundo no ranking olímpico - são considerados apenas dois atletas por país. E são justamente 14 as vagas diretas para os Jogos do Rio.
De olho na classificação para a Olimpíada, Renzo já retorna para a Europa no sábado - o esgrimista brasileiro fica em Roma e treina com a seleção italiana. Já em outubro, começa a competir, com a disputa dos Jogos Mundiais Militares, em Mungyeong, na Coreia do Sul, e na Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga Renzo Agresta no www.facebook.com/reagresta, no https://instagram.com/renzoagresta e no site http://www.renzoagresta.com.br/
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)