Renzo Agresta conquista ouro inédito para a esgrima brasileira nos Jogos Mundiais Militares
Renzo derrotou o italiano Giovanni Repetti na final por 15 a 4
(Felipe Barra/Ministério da Defesa)
Muita festa em Mungyeong com a delegação brasileira
(Felipe Barra/Ministério da Defesa)
Renzo presta continência: esgrimista é terceiro sargento do Exército
(Felipe Barra/Ministério da Defesa)
Renzo Agresta com a inédita medalha de ouro na esgrima
(Felipe Barra/Ministério da Defesa)
Esgrimista sobe ao pódio na estreia da temporada internacional e já retoma a corrida olímpica, na Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, dias 9 e 10 de outubro: "É um dos melhores resultados da minha carreira"
06.10.2015
|
20 visualizações
São Paulo - Renzo Agresta conquistou uma medalha inédita para o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, disputados em Mungyeong, na Coreia do Sul. Terceiro sargento do Exército, Renzo garantiu o ouro no sabre na competição encerrada na manhã desta terça-feira (6/10/2015).
"Estou bem feliz. Foi um dos melhores resultados da minha carreira, senão o melhor. Fico feliz em poder ajudar o Exército e também o meu esporte a conseguir essa medalha. A gente merece, por toda a nossa história", disse o esgrimista. Essa foi a primeira competição internacional de Renzo na temporada 2015/2016 - o esgrimista começou o ano com a conquista do 9º título brasileiro em setembro. "Joguei bem, ganhei de toda a equipe da Alemanha e, na final, ganhei de um italiano (Giovanni Repetti) por 15 a 4".
Mas Renzo não terá muito tempo para comemorar. O brasileiro viaja nesta quarta-feira para a Geórgia, onde disputará, a partir da sexta-feira (9/10/2015), a Copa do Mundo de Tbilisi. A disputa marca o reinício da corrida pelos pontos do ranking olímpico, que vai até abril de 2016.
"Viajo umas três horas por terra até Seul. De Seul, pego o avião e vou para a Geórgia. Vou chegar no dia 8. E no dia 9 eu já tenho competição. Vai ser uma viagem longa, e vou chegar um pouco em cima da hora. Mas é tentar recuperar da melhor maneira possível de hoje para amanhã e, quando chegar lá, tentar descansar até a competição."
O ouro em Mungyeong é, claro, motivação extra para a competição na Geórgia, que reunirá 159 atletas de 31 países. "Começar uma temporada com o ouro nos Jogos Mundiais Militares é começar com o pé direito. Vou para a Geórgia com toda a garra possível para recomeçar essa briga pela classificação olímpica. Meu objetivo continua o mesmo: somar o maior número de pontos que eu puder. Vou manter a preocupação com os pontos que eu faço, mas também com os dos meus adversários diretos no ranking olímpico."
Atualmente, Renzo ocupa a 18ª posição do ranking mundial mas, com os descartes, é o 14º do mundo no ranking olímpico - são considerados apenas dois atletas por país. E são justamente 14 as vagas diretas para os Jogos do Rio.
O esgrimista terminou a temporada 2014/2015 com resultados muito relevantes. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e no mesmo mês alcançou sua melhor campanha em Campeonatos Mundiais - no torneio disputado em Moscou, foi o 16º colocado. O bom resultado na Rússia garantiu a Renzo muitos pontos no ranking mundial, que determinará os classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga Renzo Agresta no www.facebook.com/reagresta, no https://instagram.com/renzoagresta e no site http://www.renzoagresta.com.br/
CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507), e-mails: heleni@contrape.com.br, contrape@contrape.com.br e (11) 3871 3708, (11) 7807 9058, id 55*53073*92.
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)