Renzo Agresta comemora primeira medalha do projeto Mosqueteiros de Paraisópolis
Crianças dão seus primeiros passos na esgrima durante o Brasileiro
(Arquivo pessoal)
Os pequenos Mosqueteiros de Paraisópolis no Campeonato Brasileiro
(Arquivo pessoal)
Natália Pereira no pódio da categoria sub-9 no Tênis Clube Paulista
(Arquivo pessoal)
Os professores Bernardo Schuwchow e Welton Fernandes com a pequena Natália
(Arquivo pessoal)
Esgrimista é um dos apoiadores do trabalho realizado na comunidade da zona sul de São Paulo desde o início de 2014: Natália Pereira, de 9 anos, conquistou a prata no Campeonato Brasileiro
09.11.2015
|
24 visualizações
São Paulo - Renzo Agresta, que está na Itália dando continuidade aos treinos para a temporada olímpica, está muito feliz com um resultado conquistado em São Paulo. No último fim de semana de outubro, Natália Pereira, de 9 anos, garantiu a medalha de prata no Campeonato Brasileiro, categoria sub-9 anos. A pequena esgrimista conquistou, assim, o primeiro resultado do projeto Mosqueteiros de Paraisópolis, apoiado por Renzo.
Essa é a primeira medalha conquistada por um participante do projeto social criado em março de 2014 pela Associação Brasileira dos Esgrimistas (ABE) e apoiado por vários esgrimistas de elite do Brasil, incluindo Renzo. Desde então, quando está no Brasil, ele faz questão de mostrar a modalidade para as crianças e os jovens que fazem parte da iniciativa. "Fiquei muito feliz com esse resultado. O objetivo principal do projeto não é a conquista de medalhas, mas que mais crianças pratiquem a nossa modalidade", afirma Renzo.
Esgrimista da seleção brasileira, Bernardo Schuwchow é um dos professores do projeto, junto de Welton Fernandes. No momento, são atendidas 20 crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, que recebem os ensinamentos da modalidades por uma hora semanal no CEU Paraisópolis. O projeto busca apoio financeiro, para que as aulas possam ser ampliadas e mais crianças, atendidas.
Um dos objetivos, conta Bernardo, é que os Mosqueteiros de Paraisópolis possam, também, disputar torneios fora da cidade de São Paulo. "A maioria das crianças nunca saiu da comunidade. Gostaríamos de poder levá-las a outros locais, para interagir com outros esgrimistas, e participar de torneios fora do Estado". Bernardo afirma, também, que a iniciativa ajuda a desconstruir a imagem de que a esgrima é um esporte apenas para a elite.
O Campeonato Brasileiro Infantil foi disputado no Tênis Clube Paulista no dia 24 de outubro. Natália conquistou a prata na espada, entre 15 meninas que participaram da categoria sub-9. Foi a primeira competição oficial em que estiveram os Mosqueteiros. Em dezembro passado, meninos e meninas participaram de dois torneios amistosos - o primeiro, na Raia Olímpica da USP, em parceria com o Club Athletico Paulistano, e o outro no próprio CEU Paraisópolis.
Treinos até a última competição de 2015
Após conquistar os primeiros pontos no ranking mundial para temporada 2015/2016, com a 20ª colocação na Copa do Mundo de Budapeste (Hungria), entre 218 participantes, no dia 31 de outubro, Renzo tem se dedicado aos treinos para sua última competição de 2015, o Grand Prix de Boston (EUA), nos dias 12 e 13 de dezembro. O brasileiro treina no Clube Scherma Roma, na Itália, junto da seleção nacional daquele país.
A temporada olímpica do esgrimista começou em setembro, quando Renzo conquistou o título brasileiro pela nona vez consecutiva. Na primeira competição internacional do ano, em outubro, brilhou nos Jogos Mundiais Militares, em Mungyeong, na Coreia do Sul. Terceiro sargento do Exército, Renzo garantiu a medalha de ouro no sabre, título inédito para esgrima nacional.
Renzo Agresta é atleta do Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Siga Renzo Agresta no www.facebook.com/reagresta, no https://instagram.com/renzoagresta e no site http://www.renzoagresta.com.br/
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, no www.facebook.com/contrapedejornalismo e no twitter: @contrape1
Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016)